18 de ago. de 2017

Pesquisadores da UnB vão aos EUA para gravar eclipse solar em 360º

Grupo foi aceito em projeto patrocinado pela Nasa, e fará filmagem inédita do fenômeno. Alunos desenvolveram plataforma que será lançada à atmosfera em um balão, no próximo dia 21.



(G1) Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) embarcam nesta quinta-feira (17) para uma missão inédita, nos Estados Unidos, com pesquisadores da Nasa. Os alunos, ao lado do professor de engenharia elétrica Renato Alves Borges, serão os únicos do mundo a filmar o grande eclipse solar que será visível em parte dos Estados Unidos, no próximo dia 21, em 360 graus.

O equipamento candango terá o privilégio de gravar, por vários ângulos, os momentos em que a Lua vai se interpor entre a Terra e o Sol, escondendo-o por completo. A plataforma vem sendo desenvolvida pelo grupo desde 2013.

Batizada com o nome de Kuaray – que significa sol na língua guarani –, a missão nasceu em 2016 em parceria com integrantes do Clube de Astronomia de Brasília. Após ajustes e quatro testes, a quinta versão do artefato ganhou o nome de LAICAnSat-5. Ao todo, 50 balões vão levantar voo para desvendar a estratosfera da Terra, com equipes de universidades americanas.

“Essa será nossa primeira grande missão. É um desafio relevante no ponto de vista científico e poderá servir à comunidade”, afirmou o professor Renato Borges, coordenador do projeto LAICAnSat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente